sábado, fevereiro 06, 2010

Som de Seattle

O GRUNGE (às vezes chamado Seattle Sound) é um estilo musical independente
com letras cheias de angústia e sarcasmo que teve seu auge na década de 1990. O estilo, cujo as m úsicas tinham como tema a alienação social, acabou lançando moda. Mesmo sem querer, Kurt Cobain, que foi vocalista da banda Nirvana e maior influência no grunge, foi copiado e seu estilo acabou virando moda. O look composto por camisa de flanela xadrez sobre camiseta ou amarrada na cintura, calça jeans surrada e all star foi popularizado pelo próprio roqueiro. A releitura feminina ressurgiu em vestidos usados com meia grossa.
Quando Marc Jacobs colocou o grunge pela primeira vez nas passarelas através da marca Perry Ellis, foi aclamado por revistas e renomados editores de moda, mas acabou sendo demitido pela reação de consumidores que se recusavam a gastar US$1.200 por um vestido que parecia de segunda mão. De lá para cá muita coisa aconteceu, e quem diria, que novamente assistiríamos grifes conceituadas como a Diesel - retratando novamente o movimento Grunge em seus desfiles (inverno 2010)?




Fortes influências musicais (e visuais, também): Nirvana, Alice in Chains, Peal Jam, The Smashing Pumpkins, Silverchair.





Fontes:
http://www.mundodamodaesplanada.com.br/estilo/estilo-grunge/
http://www.diaadiarevista.com.br/News/16/343/estilo-grunge.aspx
http://pt.wikipedia.org/wiki/Grunge
http://www.estilovanguarda.com.br/?p=4308