quinta-feira, agosto 27, 2009

XIX - O estilo do IMPÉRIO

Quando se pensa numa roupa de época, uma das primeiras imagens que nos vêm à cabeça é daquelas roupas majestosas, típicas de séculos e séculos atrás.
Nesta época, XIX, os tecidos eram de fibras naturais como linho, algodão, lã, sedas. Mas já se contava com uma grande variedade de tramas como os crepes, veludos, cetins...




Dentro de casa, usava-se um robe originalmente concebido como "robe de chambre", que dispensava o uso de espartilhos. Já para sair, as mulheres tinham toda uma composição. Os vestidos eram de dois tipos: feitos em uma só peça (chamado estilo "princesa") ou com corpete e saia separados. O estilo "princesa" tinha variações. O mais popular, o polonaise (às vezes toda abotoado na frente) nada mais era do que uma releitura da moda do final do século XVII.
Os calçados, em geral, eram botinhas feitas em couro de duas tonalidades. Elas eram de saltos baixo e mais largo e tinham um fechamento lateral que podia ser de cadarços ou de botões.

DIA: Para o dia, usavam vestidos mais comportados, sem decotes e geralmente de mangas compridas. Eram disponsados os brilhos e os excessos tão comuns da época.

Todo o conjunto era harmonioso, de forma que saia, casaco, sobressaia, sapatos e até mesmo acessório como sombria, chapéu, bolsa e luva, compunham uma figura só, muito delicada.

FESTAS: Para os jantares e as festividades ou cerimônias, as mulheres aderiam aos decotes, às cores mais vibrantes, aos braços de fora e às luvas longas. Os vestidos de noite eram em geral muito bordados e traziam uma sobreposição de rendas e fitas e laços e flores.




MILLER: Ah, eu acho muito legal o visual do século XIX. Eles eram muito estilosos.
DRUMOND: E era tudo ão delicado....T
ão feminino!
MILLER: Aham *-* E as cores das roupas...Não sei...Era tudo tã
o perfeito. Muito bem feito.
DRUMOND: Parecia que era tudo calculado nos minimos detalhes, sabe? A roupa tinha um impacto muito grande. Não que hoje não tenha, mas nem se compara ao passado.





FOTOS: ×
FONTE: sinhamoca.globo.com