segunda-feira, setembro 06, 2010

Toy Art / Designer Toys / Urban Vinyl




Brinquedo para não brincar - conhece?
O Toy Art é um brinquedo com o objetivo de colecionismo ou decoração.
É um universo relativamente novo na arte moderna e que vem crescendo a cada ano.

Termos do Toy Art:

DIY > Do It Yourself, ou "faça você mesmo". São toys customizáveis, geralmente brancos, sem desenho algum. São vendidos para quem quiser fazer a arte do seu jeito, criando um design exclusivo.

CUSTOMS > Customs (ou customizações) são toys modificados por artistas para se obter um design único, aproveitando a produção e formato do mesmo.

SÉRIES > Uma série é uma linha de variações gráficas sobre um mesmo modelo de toy. Também podem ser vários toys de formas diferentes sobre um mesmo tema, ou variações de formas ou desenhos de um só artista.

BLIND BOX > São toys que vêm em pequenas caixas lacradas, e quem compra não sabe o que tem dentro. A desvantagem: você pode comprar dois boxes e tirar o mesmo toy. A vantagem: se você der sorte, pode tirar um item raro, que pode valer no mercado centenas de dólares. Uma característica interessante: Para evitar ao máximo que espertinhos abram as caixas e vejam o que há dentro antes de vender, algumas empresas colocam seus toys em embalagens metálicas, que não revelam o conteúdo - nem em Raio-X.

OPEN BOX > É uma blind box aberta. O comprador, nesse caso, já sabe o que tem dentro. Isso é bom pra quem não pode ou não quer comprar várias unidades fechadas pra tirar o toy que lhe agrada. Ou precisa apenas completar sua coleção mais facilmente.

RATIO > Nas Blind Boxes, é a proporção em que você pode encontrar o toy. Por exemplo, se um toy tiver ratio de 2/25, você poderá encontrar dois iguais num lote de 25 boxes. Os mais raros são os 1/100, 1/400, por exemplo. Porém, existem casos em que mesmo sendo comuns, alguns toys se tornam raros, por serem mais procurados ou desejáveis.

CHASES > Nas Blind Boxes (ou qualquer linha de toys), normalmente existem os chases, que são unidades secretas de uma série. Seu ratio é indeterminado(?) e geralmente a figura não vem impressa na embalagem e não é divulgada logo de início. Também chamados de mystery figures. Porém, um chase não é necessariamente raro. A presença de um chase incentiva o colecionismo e o valor do toy/série.

-

2 comentários:

Unknown disse...

Legal seu blog...
estou seguindo e espero retribuicão

http://leonank.blogspot.com

.PríH ≠ disse...

gostei muito dessas toy art's'
*-*... gongratulations pelo blog, tá cada vez melhor o/